domingo, 13 de maio de 2012

Mãe!


Oração da maçaneta.

Não há mais bela música que o ruído da maçaneta da porta
quando meu filho volta para casa.
Volta da rua, da vasta noite, da madrugada de estranhas vozes,
e o ruído da maçaneta e o gemer do trinco, o bater da porta que 
novamente se fecha, o tilintar inconfundível do molho de chaves
são um doce acalanto, uma suave cantiga de ninar.
Só assim fecho os olhos, posso afinal dormir e descansar.
 
Oh! A longa espera, a negra ausência, as histórias de acidentes e 
assaltos que só a noite como ninguém sabe contar!
Oh! Os presságios e os pesadelos, o eco dos passos nas calçadas,
a voz dos bêbados na rua e o longo apito do guarda
medindo a madrugada, e os cães uivando na distância
e o grito lancinante da ambulância!

E o coração descompassado a pressentir e a martelar na arritmia do relógio do meu quarto esquadrinhando a noite e seus mistérios
Nisso, na sala que se cala, estala a gargalhada jovem da maçaneta que canta a festiva cantiga do retorno. E sua voz engole a noite imensa com todos os ruídos secundários. 
Oh! Os címbalos do trinco e os clarins da porta que se escancara
e os guizos das muitas chaves que se abraçam e o festival dos passos que ganham a escada! Nem as vozes da orquestra e o tilintar de copos e a mansa canção da chuva no telhado podem sequer se
comparar ao som da maçaneta que sorri quando meu filho volta.
Que ele retorne sempre são e salvo, marinheiro depois da tempestade
a sorrir e a cantar. E que na porta a maçaneta cante a festiva canção do seu retorno que soa para mim como suave cantiga de ninar.
Só assim, só assim meu coração se aquieta, posso afinal dormir e descansar.
Gióia Júnior


3 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Parabéns a todas as MÃES.

beijooo.

Simone MartinS2 disse...

Amém!!
Passando para deixar meus
bjinhos matriarcais e desejar
um FELIZ DIA DAS MÃES!
Fique com DEUS!

Luma Rosa disse...

Essa é a grande aflição das mães quando os filhos saem de casa e para aquelas que veem seus rebentos saírem do país? Quando aconteceu comigo, minha mãe combinou uma senha - uma frase - para no caso, se houvesse qualquer problema eu repetir ao telefone, pois na época haviam no noticiário muitos casos de rapto de brasileiras para trabalho escravo. Hoje percebo o sufoco que a minha mãe passou. Boa semana!! Beijus,

Voltar ao topo