quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Simplicidade.



Cada semana, uma novidade. A última foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.
Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.
Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos ! Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de ideias !
Brigar, me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez, me embrulha o estômago !
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano...
E telejornais... Os médicos deveriam proibir... como doem !

Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.

Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.

E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.

Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna!

Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau !

Cinema é melhor pra saúde do que pipoca.

Conversa é melhor do que piada.

Exercício é melhor do que cirurgia.

Humor é melhor do que rancor.

Amigos são melhores do que gente influente.

Economia é melhor do que dívida.

Pergunta é melhor do que dúvida.

Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada !


Luís Fernando Veríssimo


6 comentários:

Maria Luiza disse...

Eu sempre quis postar essa crônica do Veríssimo. Acho-a super correta. E é a grande verdade. Hoje mesmo abri um e-mail da grande descoberta sobre o bicarbonato de sódio que cura câncer!Tomara que quem o ler tome com fé, pois a fé é tudo! E vamos ficando por aqui! Bjbjbj!

Orvalho do Céu disse...

Amigos são melhores do que gente influente.

Querida amiga, seja feliz e abençoada!!!
Bjs fraternos de paz

Lindalva disse...

Veríssimo disse tudo entenda quem quiser e faça quem tiver juízo. Olá amiga vim te desejar um FDS de luz e amor, já estarei de férias e estou no parco tempo tentando abraçar todos para levar comigo o calorzinho de cada um. E olha tem selo 200 seguidores na postagem de hoje na Ilha. Um beijo doce no coração!

marlene de goes disse...

querida amiga verissimo é especial em tudo que escreve mas esta cronica é
super inteligente e interessante
passei para conhecer seu blog
consegui seu link no blog da evanir
gostei muito de tudo que encontrei aqui parabens por seu bom gosto e escolha da post,bjs marlene

Evanir disse...

O seu carinho é tão contagiante,
que se eu estiver me sentindo triste,
suas mensagens sempre conseguem me animar.
A sua amizade é importante para muitos,
e principalmente para mim.
Só o fato de você existir já é motivo de alegria
Obrigada pela paz que você transmite,
e pela luz que irradia do seu coração.
Beijos no seu coração,Evanir...

BLOG DE POESIAS DO PROFEX disse...

Complicamos demais e vivemos de menos. Tudo é bom pra saúde se nos apetece e nos faz sentir bem!
Simples assim.
Grande abraço!

Voltar ao topo