segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Blogagem coletiva, o que é espiritualidade...

Espiritualidade não está ligada a nenhum dogma, doutrina ou religião específica. É tudo que nos aproxima de Deus, e causa uma profunda transformação interior. 
 “Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” (Heb. 4,12)

Espiritualidade é o despertar do homem (ser humano) para as necessidades do espírito.
Jesus disse ao sábio Nicodemos: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... 
 Quando Jesus falava com ele sobre a necessidade de nascer de novo, ele não entendeu e replicou-lhe, pode um homem velho renascer, pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer segunda vez?

 Jesus falava da espiritualidade que tanto bem faz para o nosso coração.
“Não te maravilhes de que Eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouve lhes o ruído, mas não sabe donde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aqueles que nascem do Espírito”.
Espiritualidade para mim tem tudo a ver com Jesus, Ele veio ao mundo e assumiu a nossa natureza humana, se igualou em tudo, menos no pecado, para mostrar que nos conhece muito bem.  A espiritualidade nos faz compreender que não somos só a matéria que sustenta o nosso corpo. Somos além da carne e ossos, possuímos um espírito e uma alma imortal que é a nossa verdadeira essência, o sopro de vida que anima e nos sustenta.
A espiritualidade faz com que sejamos melhores a cada dia e vivamos conforme a vontade de Deus. Nos dá paz de espírito e serenidade. Nos faz aceitar as pessoas, como elas são. Espiritualidade é tudo o que está em nosso coração que nos anima para a defesa da vida, para o fortalecimento da esperança. Por isso e muito mais a espiritualidade pra mim tem muito valor.
Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas...
Assim é a Palavra de Deus, ela vai caindo bem de mansinho no coração e quando você percebe, ela já faz parte da sua vida, assim aconteceu comigo.
 Ieda.

Minha participação na blogagem coletiva, pelo aniversário do blog da amiga Rosélia do blog: http://espiritual-idade.blogspot.com/

Leve o selinho,fiz pra você! 



21 comentários:

Maria Luiza disse...

Perfeita, linda e profunda a sua narrativa sobre espiritualidade,, em homenagem à Rosélia.Parabéns por nos iluminar com a Palavra. Beijão!

Orvalho do Céu disse...

Olá,QUERIDA IEDA
"Todo dia existe DEUS"...
Você já chorou de emoção???
Já sentiu vontade de correr pelo prado afora??
Ou de ficar quietinho (a) bem aconchegado (a) na relva???
Pois hoje estou assim...
Simplesmente FELIZ!!!
Vc foi convidada e veio... Que bom!!! Quanta delicadeza!!!

Amiga, eu sei bem como é essa espada de dois gumes que nos alcança as entranhas...
Nicodemos é um exemplo do pouco que somos... ele queria continuar "grande" diante de Deus... como nós...
O que tem ESPIRITUALIDADE aceita receber a Graça de ser pequeno...
Ser alcançado pelo seu Santo Amor e poder viver plea Graça que nunca nos falta...
Rico post!!! Parabéns!!!

... como no "ORVALHO sobre a relva"...
Lhe deixo a minha paz e a minha gratidão por ter comparecido, com o coração, à minha (nossa) festa do Blog...
Sejamos todos abençoados e felizes!!!
Bjm cheio do Amor de Deus... transbordante... reflexo da paz interior e da alegria que invade o meu coração por ter vc comigo nesse dia tão especial.
Peça ao Senhor Deus uma bênção no dia de hoje, viu???

Élys disse...

Uma linda participação com uma mensagem que sai do seu coração demonstrando a grandeza de sua espiritualidade.
beijos.

Zilda Santiago disse...

Maravilha amiga!Disse tudo!!!Grande beijo na alma.Tem sorteio em meu blog pela marca de 500 seguidores.É só comentar na postagem.

Valéria disse...

Oi Ieda!

Também estou na festa de Rosélia e vim conhecer você e claro, ver sua participação.rss
Esta por sinal muito bonita com um testemunho verdadeiro e do qual compartilho, espiritualidade como sendo tudo que prenche nosso coração e ilumina nossa vida.

Beijo e uma semana iluminada!

Ailime disse...

Amiga,
Muito obrigada por me ter visitado no meu espaço.
Será sempre benvinda.
Este tema sobre espiritualidade caiu bem fundo no meu coração e me emocionou. Sublime o que escreveu!
Vou adicioná-la na minha lista e sempre que puder virei visitá-la no seu espaço de que muito gostei.
Que o Espírto Santo de Deus continue a iluminá-la.
Um beijinho.
Ailime

She disse...

Lindo! Muito lindo, beijo, beijoooo!
She

Socorro Melo disse...

Olá, Ieda!

Maravilha! Sim, espiritualidade é mesmo um despertar. É a nossa história pessoal com Deus. É iluminação e crescimento.

Paz e Luz!
Socorro Melo

RUTE disse...

Ieda,
minha linda :)

Subscrevo suas afirmações na totalidade.
Destaquei um trecho mais marcante para mim:
«A espiritualidade ... Nos dá paz de espírito e serenidade. Nos faz aceitar as pessoas, como elas são. Espiritualidade é tudo o que está em nosso coração que nos anima para a defesa da vida, para o fortalecimento da esperança.»

Também não relaciono espiritualidade com nenhum dogma.
Beijinhos.
Rute

Malu disse...

Que bom ter chegado até aqui.
Coisas da Rosélia que no dia de sua festa promoveu momentos de conhecimentos e belas partilhas.
Grande abraço

Virginia Jesus Fassarella disse...

Ieda, você tem razão e foi muito bom ouvir a Palavra do Senhor, através do seu blog. Beijos.

Orvalho do Céu disse...

Olá,
Hoje passo pra agradecer tanto carinho na participação da nossa Blogagem Coletiva de ontem...
Obrigada pela sua dedicação para comigo e para o meu Blog...
Seja abençoada e feliz!!!
Bjs de paz

♥Soniaconsult♥ disse...

Espiritualidade é tudo o que está em nosso coração.
Disseste tudo Ieda.
D. Orione fundador dos padres Orionitas, dizia: Ame e faça o que quiseres.
Bjos e continuemos a festejar

♥Soniaconsult♥ disse...

Fui a centésima!
Viva! Que muitos outros venham
Parabéns!!

Felipe Paulo disse...

Olá Esplendor,

Vim agradecer a tua visita.
Nascer de novo é uma maravilha, ser moldado pela Palavra do Senhor é uma benção. O Senhor nos lava e nos faz viver e ser nova criatura em Cristo.

Abraço pra ti e pro teu netinho. =)
Tenhas um abençoado dia.

Anne Lieri disse...

Ieda,que beleza de texto!Muito tocante a maneira que vive a espiritualidade!Para mim tb espiritualidade tem tudo a ver com Jesus!Linda sua participação!Bjs,

Anne Lieri disse...

Ieda,que beleza de texto!Muito tocante a maneira que vive a espiritualidade!Para mim tb espiritualidade tem tudo a ver com Jesus!Linda sua participação!Bjs,

✿ chica disse...

Tua participação foi maravilhosa.elo texto da Biblia!beijos,chica

AnaCristina disse...

olá, vim agradecer e retribuir a visita! bjo bjo

Bel Rech disse...

A espiritualidade nos faz melhores para que possamos viver a sua vontade...muito bem lembrado!!!Mais um motivo para aceitar todas as pessoas, como elas são.
Paz e bem

(Se já respondi antes, pode apagar este, pois pirou meus not...)

Lucinha disse...

Leda,

Fiquei feliz em lhe encontrar na festa da amiga Roselia, e poder partilhar sobre espiritualidade. Um assunto muito difícil de expor.
Seu texto é muito bonito, e fala exatamente do que nos aproxima de Deus.
Tenha um lindo dia.

Voltar ao topo