segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Blogagem coletiva, fases da vida. Melhor idade.




Melhor idade??

Sempre me questionei muito, quando ouvia o termo melhor idade, para falar das pessoas idosas. 
Pensava comigo isto é para amenizar esta fase, que eu, particularmente, achava tão triste  e desmotivadora, sabendo que é a última etapa da vida.

Olhando para minha mãe e vendo dia a dia a sua transformação (hoje ela tem 82 anos e sua pele é toda dobradinha) eu confesso, isto me atemorizava e pensava quando lá eu chegar, não gostava da idéia, nem um pouquinho.

O tempo passou rapidamente, rápido demais, e eu já estou com o pé quase aí neste faixa. Continuo me perguntando, como pode ser a melhor idade, se tudo está decadente?

Já não existe energia suficiente para fazer tantas coisas de que gostávamos tanto. Exercícios moderados, alimentação moderada, etc e tal, não é necessário listar tudo aqui, pois a vida se encarrega de nos mostrar o que precisamos ver e saber.

Minha juventude já se foi, minha pele lisinha foi com ela. Meu corpo está a caminho desta transformação.  E as dores?  Dor aqui, dor ali. O que ouvimos? Cuidado com isso, cuidado com aquilo.  Xiii, parece que voltamos a ser criança.
E o pior... lugar de velho é em casa! Em casa? Ah! Isto é coisa de antigamente, coisa do passado, estamos no século XXI, as coisas agora são outras, acorda menino!
Novos tempos, tempos novos. E eu me encontro aqui, feliz, realizada em parte, principalmente como ser humano. Percebi que agora é tempo de ser. A beleza exterior (vaidade) vai aos poucos dando lugar para a beleza interior.  
Aproveitar a vida com a sabedoria que o tempo permitiu acumular. Viver sem pressa, não é mais necessário correr tanto.
Cultivar o amor no coração, desenvolver o hábito de ver sempre o lado positivo da vida.

Jamais se acomodar, afinal a vida é bela e rica de oportunidades para aproveitarmos.  Nada é mais valioso que a serenidade, a paz de espírito e a alegria de conviver com os amigos e familiares.

Pensando bem, em todas as fases da vida podemos vivenciar épocas positivas e outras negativas. Aceitar esta fase da vida com naturalidade, enfrentando os desafios que vão surgindo, nos possibilita viver feliz, sem medo de enfrentar o amanhã, nos tornando conscientes de uma realidade que não podemos mudar.

Portanto estar preparado é o melhor caminho para chegarmos bem.
Então...
que sejamos felizes em todas as fases da vida!

 Ass:Ieda.      
Minha participação da blogagem coletiva,organizada por:

21 comentários:

Maria Luiza disse...

Leda, espetacular a sua participação! Adorei! Linda semana para você com meus Bjbjbj!!!

Orvalho do Céu disse...

Olá, amiga
Desejo-lhe que a encontre neste mês assim:

"...um amanhecer colhido na luz do teu olhar,
orvalhado de emoções vividas". (Meliss)

Querida, não é a nossa última etapa... a vida vai prosseguir... sei que sabe disso... e na outra vida que teremos tudo vai ser ainda mais belo... nós veremos...
Tudo feito com moderação resultará na paz de espírito e na serenidade da alma...
VIVER SEM PRESSA é o que estou fazendo... aliás, já sou mesmo como a tartaruga... de uns tempos pra cá... há 20 anos... A
Antes, corri demais... agora, quero degustar de tudo o que puder... AINDA...
Por isso, corro dos apressadinhos que pensam que a vida se lhes está por um fio...
NADA ANTECIPAR À AÇÃO DO ESPÍRITO...
Gostei muito dos pontos que vc abordou em seu rico post... bem reflexivo, de uma certa forma....

No dia 22, tem festa no meu blog que fará 2 anos... vou esperar vc, com muito carinho...
A nossa Blogagem Coletiva é: O QUE É ESPIRITUALIDADE PARA MIM???
Participe como puder... seja muito bem vinda!!!

Mesmo que uma lágrima brote como o orvalho em nossa face nesse momento...
Confiemos que Deus tem toda a proteção da nossa vida...
Espero vc no próximo mês...
Bjs de paz
http://espiritual-idade.blogspot.com/

✿ chica disse...

Linda participação e realmente temos que nos preparar pra chegar lá(eu tô quase, se já não estou,srrs) com uma cabeça boa, bem e independência.Senão, é foooooogo!beijos,chica

Anne Lieri disse...

Ieda,muito legal o seu texto!Conseguiu colocar tudo que é importante nessa fase, sem se perder no caminho!Realmente se tivermos saude é o que importa nessa fase!O resto vem como consequencia!Bjs e boa semana!

Gina disse...

Ieda,
Você se disse realizada em parte. Que bom!!! Não devemos estar prontos, fechados, mas abertos.
Desejo que muita coisa boa aconteça na sua vida, para que vá se realizando a cada dia.
Desde o início da coletiva tenho enfatizado que cada fase é tempo de ser feliz. Claro que os percalços existem e são eles os que mais nos fazem crescer espiritualmente.
Um ótimo fase pra você também!
Bjs.

Obs.: o link para o meu blog atual é:
www.nacozinhabrasil.com

Socorro Melo disse...

Oi, Ieda!

Bacana a sua reflexão! Confesso que ainda sinto certo receio, quando paro pra pensar na velhice. O que me incomoda mesmo é saber que haverá muitos comprometimentos, mas, como você frisou, é preciso nos prepararmos para chegarmos bem. Gostei muito.

Um grande abraço
Socorro Melo

Mariazinha disse...

muito bonito o que vc escreveu...é a pura verdade....beijos

Élys disse...

Quando falo dessa fase da vida, gosto de colocar a minha idade para que observem que falo porque já estou neste período da vida.
Tenho 73 anos, meu corpo não é mais jovem, mas a minha mente está tranquila pois sou grato por ter podido desfrutar em todos esses anos uma vida de muito aprendizado, que é o que viemos fazer aqui nesse nosso lindo planeta.
Agradeço ao meu corpo por permitir viver nesta Terra e quando retornar e aqui o deixar, irei feliz pois a vida é eterna e seremos sempre jovens.
Beijos.

Zilda Santiago disse...

Muito bom texto!!Bjs no coração e sigamos em frente!

Valdeir Almeida disse...

Com certeza em todas as fases há pontos positivos e negativos.

Quando somos pré-adolescentes, queremos chegar aos 18 para ter nossa liberdade. Quando chegamos aos 18, queremos ser crianças novamente para ter aquelas regalias que só dão aos infantes.

Isso é só um exemplo.

Abraços.

Virginia Jesus Fassarella disse...

Ieda vivemos buscando isso, ser feliz. Fazemos de tudo para encontrarmos a felicidade, seja em que fase for. Parabéns pelo texto. Muito bom. Beijos.

Adri disse...

Esplendor, bela lição que deixa para nós nesse seu texto. Que a gente possa aproveitar o melhor e conviver da melhor maneira possível com o positivo e o negativo de cada idade! Beijos!

AnaCristina disse...

rsrsrs linda sua postagem! quando puder da uma espiadinha na minha participação:

http://anacristinap.blogspot.com/2011/08/blogagem-coletiva-fases-da-vida-melhor.html

bjo brigadu

Lucinha disse...

Leda,

O tempo passa e não temos como fugir disso. O nosso corpo vai enfraquecendo.
Seu texto me fez refletir sobre meus pais que também já passaram dos 70 e logo vão chegar aos 80. Quanta coisa mudou, quantas limitações.
Gostei muito do seu texto.
Beijos

Maria da Graça Reis disse...

Olá,Ieda!
Parabéns! Um lindo texto. Começou meio tristinho,mas deu uma senhora virada.
Toda as idades têm a sua beleza...
Confesso que tenho medo de um dia me olhar no espelho e não gostar do peso da idade refletido nele,maspor enquanto sigo correndo atrás das "borboletas"(juventude).

beijos!

RUTE disse...

Oi Ieda!
A-D-O-R-E-I seu texto MESMO!

Amei o desdobrar da "dobradinha" :)
Ou seja, você começou por falar na perspectiva pessimista da velhice mas depois explodiu um feixe de luz enorme, uma iluminação súbita que transmutou o negativismo em positivismo. Porque na realidade tudo vai da perspectiva com que enfrentamos as fases da vida.
Mil beijos,
Rute

Misturação - Ana Karla disse...

Melhor idade é que vivemos intensamente cada momento, com amor a nós mesmos e ao próximo.
Também me assustava um pouco com essa idade, mas no correr dos anos isso foi mudando e me dando mais alegria a cada ano que passo.
Um xerinho!!!

Lina disse...

Olá, Ieda!Concordo inteiramente com tudo o que disse, e algumas palavras saltam-me à vista:serenidade, sabedoria, paz de espírito e saber conviver com a família!Tudo isto é muito importante para todos nós, espero que um dia alcance estes objectivos!
Adorei sua participação!
Beijinhos

Denise disse...

Amei suas colocações. Concordo com tudo. E o segredo esta em amar a vida, não se preocupar com a mudança do corpo, pois ela acontece com todos. Saber q podemos muito e só não poderemos ser nos acomodarmos. Viva a vida! Muita paz!

Bel Rech disse...

Clara como água!!!Acho que todas nós temos esses sentimentos, dúvidas,o melhor é aproveitar e tentar fazer aquilo que nos dá prazer.
paz e bem

RUTE disse...

Vim só avisar que a BCFV ainda não terminou, hein!
Tem mais uma fase para SET postada :)
Beijo além-mar.
Rute

Voltar ao topo