sexta-feira, 15 de julho de 2011

Blogagem coletiva, 5ª fase, maturidade.



Este texto foi escrito pela professora: Janete Nienow.

Li um artigo muito interessante da psicanalista Diana Corso sobre maturidade, 
onde ela descreve e analisa suas sensações ao completar cinquenta anos. 
Me identifiquei com o tema pois cheguei este ano aos cinquenta anos. 
Meio século, é um bocado de estrada. 
Esperei muito este período da minha vida, na verdade com bastante ansiedade. 
É o período da aposentadoria, dos filhos crescidos, de dedicação à projetos sonhados 
e tanto tempo adiados. Confesso que em certos aspectos este período demorou a
chegar, mas por outro lado, o espelho me mostrava que ele chegava vertiginosamente. 
Neste nosso mundo em que as pessoas perseguem loucamente a juventude, a beleza e a perfeição estética, é um pouco complicado aceitar que o tempo passa. 
Passamos a conviver com cabelos brancos, algumas rugas e um pouco de peso além do que estávamos acostumados, além de uma eterna dúvida sobre que tipo de roupa é apropriado para esta fase da vida. Mas nada que uma pessoa inteligente e com bom senso não
consiga administrar. Marta Medeiros escreve sobre o livro O Mapa do Tempo, do espanhol Félix Palma, em que um rapaz deprimido pela perda de seu grande amor conhece um 
cientista que descobre uma máquina do tempo. Ele pode escolher voltar no tempo ou conhecer o futuro.
Refletindo sobre isso, eu não gostaria de nenhuma das duas alternativas. 
Eu sei o que vivi, de bom e de não tão bom assim, as escolhas que fiz e suas
consequências, e não quero voltar no tempo para fazer nada para mim. E o futuro é inexorável, então que ele me surpreenda e eu ainda possa sonhar.Esta é com certeza 
a fase da melhor idade para mim, assim como foram as melhores fases as dos vinte,
dos trinta e dos quarenta. As fases se sucedem, e é preciso sabedoria e grandeza para aproveitar muito bem cada uma delas, sem aquela melancolia inútil do "como seria bom se". Somos lindos e superficiais na juventude e não tão lindos mas repletos de conteúdo na maturidade.
Aceitar isso ajuda a conduzir a vida com mais felicidade. Como diz Diana Corso, 
depois de nos perdermos nas obrigações de vida adulta, que incluem a vida 
profissional, a educação dos filhos, aquisição de património, a maturidade é
bem vinda como um tempo de reencontro consigo mesmo, de resgatar um pouco do 
egoísmo adolescente e nos dedicarmos a nós mesmos. Simples assim.

Acreditem, há vida após os cinquenta, e de excelente qualidade.
Nota: Pessoallll, me esqueci da postagem, meus dias estão passando tão rápido que nem percebi que já estava no dia. 
Mesmo assim venho participar com este texto. Ieda



13 comentários:

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
No dia de hoje, espero encontrá-la assim:

"Aquecida em ternos orvalhos de fina luz". (Mari Bózoli)

Amiga, mesmo esquecida saiu de muito bom gosto o seu relato da Maturidade...
Gostei, particularmente do que diz sobre ser jovem, bonita e sem conteúdo... (mesmo crendo que não foi esse o nosso caso)... e que, com mais idade, menos bonita por fora mas com a essência que é peculiar ao ser humano integrado... Muito bacana!!!

E, quando retornar, no próximo mês, esteja perfumada:

" Flores orvalhadas nas manhãs,
banhadas pelo sereno do entardecer,
carregadas de fragrâncias exóticas ou não,pálidas como a neve ou rubras de emoção". (Meliss)

Bjs de paz e boas férias de meio de ano com tudo o que vc se sentir com direito... também estarei de férias até o início do mês com post programado alguns...

Gina disse...

Ieda,
Vim conferir sua participação da nossa coletiva.
Identifico-me em vários aspectos desse texto. Sempre me refiro aos momentos ruins como não tão bons. Não gostaria de voltar no tempo, tento aproveitar ao máximo o que cada fase tem de bom.
Já passei dos 50, continuo achando a vida maravilhosa e me vejo empolgada sempre com novos projetos.
Grata pela adesão e bom final de semana!

piedadevieira disse...

Olá, Ieda
Concordo com você: meio século é um bocado de estrada.
Mas, graças a Deus já passei dele e com certeza há vida da melhor qualidade é só saber fazer,
Beijos

Rachel disse...

Olá Ieda, concordo com você em vários aspectos e principalmente quando diz que há vida após os cinquenta, ainda bem amiga, pois estou caminhando para ele...rsrsrs!
Bjuss!!!

Adri disse...

Olá. O maravilhoso dessa blogagem é poder compartilhar as concepções e experiências de cada um sobre as fases da vida. Ainda não cheguei à maturidade, mas espero chegar lá assim :-)Beijos!

Irene Moreira disse...

Chegastes a idade da sabedoria que com a maturidade só tens sucessos s alcançar.

Sempre bom poder compartilhar comvocê esses momentos.

Beijos

Anne Lieri disse...

Ieda,e ficou maravilhosa sua participação!Verdadeira,autentica e com grande lição de vida!Eu adorei conhecer mais de vc!Bjs e boa semana!

RUTE disse...

Oi,
gostei muito da maturidade do seu texto. Muito firme sua forma de estar na vida. Quero chegar no meio século com esse TUDO!

Verdade que vou construindo meu caminho com bases sólidas. Acredito que completando 50 anos, possa contar com o melhor da idade. Vou-me inspirar nas suas palavras :)

Beijo além-mar,
Rute

Lindalva disse...

Olá Ieda sai a pouco do teu blog de poesia e vim conhecer este outro teu recanto, ambos uma maravilha. Olha o evento no ostra terminou, mas não nos percamos de vista ok? beijos e bons sonhos!

Bel Rech disse...

Lindo seu texto, isso nos faz crescer muito mais quando podemos ler e apreciar algo que mexe com a gente.
Paz e bem

✿ chica disse...

Passando pra deixar um beijinho e agradecer o carinho,chica

Evanir disse...

Estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto..
A amizade
que nos une pode vencer todas as distâncias.
Ela sim é mais forte que o tempo.
No decorrer da nossa existencia se vacilamos
em alguma coisa.
Seus verdadeiros amigos estão ali sempre
a seu lado mesmo se o Mundo conspire
contra você.
Hoje quero deixar um abraço através dessa telinha e dizer
te amo linda amizade por tudo que representa na minha vida.
Um beijo carinhoso,Evanir.
Tem o presente na postagem.
Amigos Para Sempre.

Zilda Santiago disse...

Bela postagem amiga!!!Bjs na alma e desculpa meu atraso!

Voltar ao topo