segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma lenda.


Conta-se uma história sobre charaka, o maior expoente do Ayurveda, que pleiteava o cargo de médico do rei. Apresentou-se na corte e pediu uma audiência.
- Mas já tenho cem médicos- replicou o rei- Por que desejaria outro?
- Na verdade, Sua Magestade só precisa de um – respondeu Charaka. – Basta que ele saiba mais sobre medicina do que os outros cem.
Em seguida, Charaka desafiou os cem médicos da corte a lhes fazerem perguntas. Se respondesse corretamente a todas elas, Charaka lhes faria apenas uma que, em sua opinião, nem reunindo o conhecimento de todos eles conseguiriam responder. Os Vaidyas reais irritaram – se com a audácia e fizeram perguntas sobre perguntas a respeito de anatomia, patologia, ervas, dieta, cirurgia. Finalmente, nada mais havia a perguntar. Charaka sabia tudo sobre Ayurveda. Então, fez sua pergunta.
- Quais os dois remédios, bons para qualquer doença, que podem ser receitados a todos os homens, em qualquer tempo e lugar, e não custam nada?
Os Vaidyas reais não sabiam a resposta já haviam exposto todos seus conhecimentos. A respostas declarou  Charaka, é simples: um passeio de manhã bem cedo e a luz do sol.
A lenda registra que o rei ficou tão deliciado com a resposta que despediu os cem médicos e contratou Charaka imediatamente.
 Era, sem dúvida, um rei sábio. Qualquer médico que indique o caminho da natureza encontrou a fonte de saúde. Luz do sol e um passeio pela manhã podem nos parecer remédios primitivos, porém, talvez nos mostrem o caminho para nos tornarmos deuses.
Nosso progresso em direção a saúde perfeita acontece mesmo entre ruínas. A escolha para evoluir e seguir adiante sempre pode surgir, e urgências mais profundas, como o amor e a esperança, já manifestam sua força. Assim que o homem dá um passo em direção ao amor, quer dar o segundo; com tempo, escalará as montanhas de seu coração.

 Texto do livro: A fonte de vida de Deepak Chopra.

3 comentários:

Élys disse...

Os textos de Deepak Chopra, são sempre atraentes e com muitos ensinamentos.
Beijos.

✿ chica disse...

Que linda lenda essa! Também estou com um baita frio.Essa tarde até que no solzinho estava bom.Agora já está começando novamente...beijos,chica

Luma Rosa disse...

Não conhecia a lenda, mas sei na prática quais os benefícios que uma boa caminhada, logo pela manhã faz em nosso espírito. Que seja um dia nublado, mesmo assim ficamos mais otimistas e com a esperança de que as nuvens logo sairão da frente do sol. Bom fim de semana! Beijus,

Voltar ao topo