segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bonsai a arte de cultivar















A arte do cultivo é praticada na China e no Japão há muitos séculos e ocupa uma posição especial na cultura daqueles países, não apenas como escultura viva, mas também como objeto de meditação e aprimoramento interior. A tradução da palavra bonsai significa árvore na bandeja, portanto, trata-se de uma planta adulta, que por meio de sucessivas podas nas raízes e na copa, permanece pequena, a ponto de viver num vaso. A manutenção do bonsai não difere muito do trato dado as plantas que vivem em vasos comuns. Com um pouco mais de atenção e 20 minutos do seu tempo diário, é bem possível que você inicie uma pequena coleção.

5 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

São lindas. Eu, infelizmente acho não tenho muito tato com plantas, embora goste muito. Fez-me lembrar o filme karate Kid, em que o mestre ensina ao jovem Daniel Sam, como lidar e como ser como uma bonsai. Beijos e parabéns

Flor de Lótus disse...

Nossa que lindos, acho flores e bonsais lindos,mas eu não sou boa no cultivo de plantas e flroes, portanto nem me atrevo a tê-las,mas com certeza me encanto com suas belezas.
Beijoss

Suziley disse...

Que lindos bonsais, Ieda! Gostaria muito de aprender a cultivar um. Pois um dia ganhei um de presente mas não consegui que ele se desenvolve-se e acabou morrendo. Quase morri de tristeza também. Não é fácil, não. Fiz de tudo, até li algumas matérias a respeito dos bonsais, mas não consegui. Fiquei decepcionada comigo..hehe! Preciso fazer um curso ou coisa parecida pois acho muito lindo mesmo! E não vou desistir de aprender e fazer uma bela coleção. Bela postagem. Uma ótima semana, beijos no seu coração :)

Marli Borges disse...

Olá, vizinha! Vim conhecer teu cantinho. Já fui lá no blog da poesia e adorei. Agora estou aqui, e o que vejo? Bonsais, coisa linda. Tenho um com 27 anos e outro com 18. Adoro-os. De dois em dois anos eles vão pra a manutençao, numa loja lá no Iguatemi. E voltam lindos. E assim vamos indo. Quando voltarem, postarei umas fotinhos.
Bjssssssss

O meu pensamento viaja disse...

Quando vi os bonsais em flor fiquei maravilhada. Tratei de lhe enviar um comentário elogioso, mas, não me pergunte como, mas o que resultou foi a postagem de parte do seu texto no meu blog. Entrei em pânico, pois cheirava a plágio por todos os lados. Por isso, enquanto não consegui resolver o problema, me desculpei. Aqui fica o esclarecimento e a ,minha mais profunda admiração pelos seus dotes como tratadora de bonsais. Já sou sua seguidora.
Um beijo, Nina

Voltar ao topo