quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

S.O.S! CADÊ MEU BLOG???



De quarta-feira (09/12) pra cá algumas coisas estranhas e muito preocupantes aconteceram na blogosfera hospedada pelo Blogger. Simplesmente dezenas de blogs sumiram, viraram poeira!
E como a tragédia aconteceu com alguns blogs de amigos meus resolvi antecipar este post que estava planejado para o ano que vem.
Leia com atenção: a vida de seu blog pode estar por um fio!
Para começar eu passei a noite de ontem lendo as desesperadas perguntas e pedidos de socorro no Fórum de ajuda do Blogger. Porém, lá também estavam todos “perdidos”, sem saber o motivo de tantas exclusões.
Pelo que vi, desta vez não foram apenas blogs de downloads que foram deletados. A matança de blogs foi geral, um horror!
Então, como se prevenir do que pode ser um dos bugs do Blogger?
Antes de mais nada faça backup de seu template e widgets. Faça agora, não espere!
Mas e os posts e comentários? Tem jeito de salvar? Sim, tem.
Clique em Configurações, no seu painel do blog. Clique agora, vamos fazendo juntos.
Agora clique em Exportar blog. Pode clicar, é seguro. Vai abrir uma janela para que o blog seja salvo. Assim:
Clique no botão laranja. Espere enquanto seu blog é salvo. Pronto. Agora você salvou todos os seus posts e comentários. Caso seu blog suma de repente basta criar um novo e importar tudo para ele: template, gadgets, widgets, posts e comentários.
Faça agora, amanhã pode ser tarde demais. E por favor:
Espalhe este post, espalhe a notícia. O último blog que eu soube, agora de manhã ter sido deletado foi o Mix cultural, da Beta.
Aproveitando o assunto:
Talvez seja a hora de você pensar em ter um domínio próprio para seu blog. Isso não impede que ele seja excluído pois a menos que você pague hospedagem seu blog continua hospedado pelo Blogger e portanto sujeito aos bugs da plataforma.
Mas então para que serve um domínio?
Serve para você manter seus leitores, serve para não perder links, serve para ter controle sobre suas postagens. Serve para você ser dono do nome/endereço de seu blog.
Caso um blog que possua domínio próprio seja deletado o domínio não é afetado. Daí é só criar outro blog, direcionar para o domínio próprio e importar todas as postagens e comentários salvos no backup que ensinei acima.

Vamos propagar o bem...Repassem para os amigos!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David

Esplendor da criação disse...

Hey david, I noticed this problem on my blog is for cauas template, I'll try to fix it.

Thanks

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Voltar ao topo