quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lenda japonesa




 Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio.
Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte zen aos jovens.
Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar 
qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta 
de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua 
fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.
Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, 
ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o 
velho permaneceu impassível. No final do dia, sentindo-se já exausto e 
humilhado, o guerreiro retirou-se. E os alunos, surpresos, perguntaram 
ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
 Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, 
a quem pertence o presente? - A quem tentou entregá-lo, respondeu 
um dos discípulos.  - O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. 
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregam consigo.

 MORAL DA HISTÓRIA:

*A sua paz interior depende exclusivamente de você.*


*As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir*

7 comentários:

Suziley disse...

Sábio texto. Gostei. Um abraço, boa noite :)

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Sabe que fico até aliviado quando acho um post que conta as boas coisas do Japão, a sabedoria zen? rs. pq se publica tanta besteira daqui na net que a gente não se conforma. (desculpe o desabafo rs).

adoro esse ensinamento! mto obrigado por compartilhar!
boa sexta pra vc

calma que estou com pressa disse...

OI AMIGA- ESTE TEXTO FOI PRÁ MIM NÉ? TÔ BRNCANDO- TEXTO COM PALAVRAS SÁBIAS
BJS

Chica disse...

Lindo e como permitimos que nos invadam,né? Bela reflexão!beijos,lindo fds,chica

Giardia disse...

A cultura oriental!

Importamos tantas coisas e... faltam tantas outras!

O ódio, a raiva, são sentimentos que não prejudicam o outro em nada. Nós é nos arrebentamos. Nós é que deixamos de comer, de sorrir, de viver, de amar... por conta deles! Enquanto o outro, lindo!, continua lá, bem vivo e rindo de tudo e de todos.

Muito bom passar aqui.

Bom fim de semana.

Pelos caminhos da vida. disse...

Sábios os orientais...

Obrigada pela sua companhia.

Bom domingo!

beijooo.

Vivi Oliveira disse...

Hum primeiro adoro lendas e fábulas,aprendo bastante com elas ou tentokkk...já tinha ouvido algo muito próximo a essa lenda,pelo menos o conselho..precisado muito praticar kkkkk Muito lindo seu post! Sabedoria oriental sempre encanta...ah o caminho do meio,um dia chego lá ;) Cheiro! Vivi Oliveira

Voltar ao topo