terça-feira, 28 de setembro de 2010

Incluir a todos.



O bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Esta é uma frase muito antiga e também
muito bonita, porque ele propõe um amor menos egoísta, ela incita um tipo de 
encontro onde o outro passa a fazer parte das suas prioridades. Note que dar a 
vida pelo outro não significa abrir mão da sua própria vida, muito pelo contrário.
Significa tão somente incluí- lo nos seus cuidados. E eu fico pensando como praticar
nos dias de hoje esta faceta mais ampla do amor, quando tantos ma dizem "não
tenho tempo nem para mim mesmo". Quem sabe a resposta esteja na pergunta?
Oportunizar-se mais tempo para si mesmo, propor-se um estilo de vida e de
ascensão material que permita a ascensão da felicidade e da harmonia. Você somente
partilha o que tem para si próprio. Esse paradigma que vê uma pessoa separada da 
outra, como se independentes quem sabe seja o grande veneno da convivência.
Quando olho um mato nativo posso observar que nada está desconectado do todo.
A folha lançada lançada de cima pela árvore, através do vento, que vira adubo, que é 
levada pela água, que nutre outras formas de vida, que umedece o ar, que provoca
novas chuvas e que alimenta a árvore. Sempre há complementaridade. É assim que
a vida se mantém. Algumas pessoas me perguntam: o que faz um psicólogo falando
tanto de amor e conciliação? Eu sempre respondo com a mesma frase: o que me fez
psicólogo foi minha própria humanidade, que anseia desfrutar uma vida respaldada
na paz interior. Descobri, antes, que isto não é possível  sem a participação do outro.
E, na prática, o que podemos fazer? Bem, não gosto de fórmulas prontas, mas  tem 
algumas que são ótimas e merecem ser divulgadas. Por exemplo, se você deseja

sentir Paz, não julgue; tão somente aceite aquilo que foi escolhido pelo outro
Se você deseja a felicidade, busque coisas simples, elas lhe darão
sensações que podem durar anos e não minutos. Se você aspira
pela prosperidade, não pense tanto, apenas olhe para dentro de si
e descubra onde foi parar sua força: ao encontrá-la, logo ao lado
estará a abundância.
Se, ainda, você gostaria de ter mais ânimo, vá para lugares que lhe lembram quais são os seus talentos: somente eles tem força para lhe mostrar sua verdadeira beleza. Essas fórmulas são muito simples e bastante eficientes. No entanto, você precisa trabalhar para chegar até elas. Os que desejam mudanças prontas tendem a desistir no meio do caminho.
Os que estão dispostos a realizar conseguem alcançá-la. Eu, neste simples texto, venho fazer convites. Aliás, um único leitor que leia e aceite este convite será capaz de mudar uma parte da história. Como sempre me ensinou um verdadeiro amigo: fale apenas para uma pessoa, isso é o suficiente. Fique em paz e olhe em sua volta. Há muitas pessoas sorrindo.


Texto do psicólogo; Bauer O. Rodrigues.


 

3 comentários:

claudete disse...

obrigada minha querida, suas postagem calou bem fundo no meu coração e na minha alma, Deus te abençoe.

Leticia disse...

Olá querida,
vim retribuir a sua visita no blog e pela leitura da blogagem... obrigada!
Gente, que texto lindo... gostei muito da parte " não julgue; tão somente aceite aquilo que foi escolhido pelo outro" Acho que é o principio para trazer a paz de espírito e de coração!
Beijos
lelê

Nathália (Ná) disse...

Seu post foi incrivel, acredito que o que esteja faltando nesse mundo seja o amor ao próximo, e é tão fácil, muitas vezes basta uma palavra de conforto.

Bjs!

Voltar ao topo